O comprimento da linha de visada (LOS ou Line-of-sight), também chamado de horizonte do rádio, é dado pela equação ao lado, onde D é a distância em quilômetros, e Am é a altura do observador (ou da antena), em metros. A fórmula pode ser usada para mostrar que, para um radioamador com os olhos a 2m acima da superfície terrestre, digamos, o horizonte estará a 5km de distância (2,7 milhas náuticas).
Se o radioamador subir no mastro da antena e olhar a 10 metros acima da superfície terrestre, como no topo do mastro, por exemplo, seu horizonte estará a 11km (6 milhas náuticas). O aumento de 8 metros sobre a superfície (de 2 para 10) proporciona visibilidade de mais 6km (5 para 11). Observe-se assim a importância da altura da antena e entenda porque a comunicação por rádio com estações móveis (Mike Tango - Móvel Terrestre) e portáteis é difícil.
Para calcular o alcance máximo da comunicação entre duas estações, soma-se as linhas de visada dos dois. Exemplos:
Duas estações falam entre si em até (2x11) 22km.
Duas estações (altura do mastro da antena de 18 metros) falam em até (2x15) 30km.
Duas estações (altura do mastro da antena de 18 metros) falam em até (2x15) 30km.
O alcance do VHF pode passar um pouco da linha de visada. Se houver potência suficiente é um pouco mais, pois a onda sofre algum encurvamento. Não muito, mas sofre. A grosso modo, pode-se dizer que o alcance fica em torno da linha de visada direta.
(adaptado por PU1HLB exclusivamente para o Blog 146500)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
INTERNET, Rádio VHF e Linha de Visada in http://www.popa.com.br/docs/tecnicas/vhf.htm capturado em 1º de janeiro de 2008.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir