Bom dia amigos.
Ainda dentro do assunto de DX e DX Cluster, abaixo a terceira parte de uns dedos à mais de prosa.
PARTE III
Como colocado nas mensagens anteriores, hoje contamos com diversas ferramentas que nos auxiliam no dia à dia em todos os segmentos de nossas vidas.
E no radioamadorismo voltado para o DX, o DX Cluster é uma destas valiosas ferramentas para quem gosta de DX em nosso hobby.
Pois bem, após esclarecida esta parte, gostaria de abordar como se acessa ao DX Cluster diretamente, sem necessidade de o fazer atravéz da Internet em sites que retransmitem, com um pequeno retardo, estas iformações. E este retardo é, no meu ponto de vista, ruim, pois poucos segundos (e em alguns casos até mesmo minutos) são vitais entre a possibilidade de sucesso ou não em se trabalhar determinada estação.
Existem muitos recursos na Internet para se acessar aos DX Clusters, a mais usada é certamente o site DX Summit, do OH2AQ, cujo endereço é http://oh2aq.kolumbus.com/dxs/
Neste site existem as informações de forma organizada e filtros que podemos usar e que são muito interessantes, tais como a verificação dos Spots somente em determinada banda, os últimos 25, 50, 250, 10.000 Spots, Spots em VHF, em HF, HF ou VHF em fonia ou telegrafia, os países mais procurados, os últimos anúncios announcements (lembram dos recados de que comentei?). Neste site você pode também lançar seus Spots (spotar, na gíria, lembram?).
Pois bem, este DX Summit é uma ferramenta de DX da qual não podemos abrir mão na Internet.
Há outros, e dos que mais gosto destaco o DX Watch, que é uma iniciativa muito útil do Felipe PY1NB. Seu endereço é http://www.dxwatch.com
Neste endereço podemos ter acesso a quase todas as informações dos DX Clusters, com filtros que, na minha modesta opinião, são ainda melhores que o do OH2AQ.
Quando se abre a página inicial (Main, sem nunhum trocadilho com nosso amigo José Luiz - hi hi hi), o Site já informa os últimos 20 Spots em geral e os últimos 20 announcements, que são justamente os "recados" ou alertas de algum comentário, numa tradução ao pé da letra, os anúncios (não é para anunciar venda de equipamentos, e não confundir com anúncios comerciais, hi hi hi).
Em qualquer DX Cluster, mesmo na Internet, pode-se ler os últimos anúncios. Eles têm muita utilidade, pois ali se postam também informações como managers de estações de DX, condições de propagação, início ou término de operação de uma DX-Pedition, etc.
Vale destacar, no DX Watch, os filtros ali dispostos. Podemos procurar todos os Spots de determinado país, inclusive por banda específica, e este filtro te dará todos os últimos Spots que radioamadores ligados à todos os DX Cluster no mundo, realizaram num prazo indeterminado, em horas anteriores à sua consulta (este tempo em horas ou minutos anteriores à sua consulta pode variar).
Exemplo: gostaria de saber se alguém colocou algum Spot da Ilha de Santa Helena (ZD7) na banda de 20 metros, na modalidade de SSB. Este filtro poderá ser encontrado no cabeçalho do Site, na parte " dx spots " clicando em " create your filter! ". Ali você seleciona várias informações para filtrar cada vez mais um Spot que você está procurando.
Faça um teste: acesse à esta página, vá no atalho informado acima e selecione os filtros como no exemplo acima. Onde está escrito " dxcc: " coloque o indicativo ZD7 de Santa Helena Island. Em " band " escolha uma banda - 20 metros por exemplo - marque-o. Em modo, escolha " ssb " depois clique em " proceed ".
O resultado aparecerá na tela com os últimos Spots que ele encontrar da Ilha de Santa Helena, em 20 metros SSB. Ainda trará, acima dos Spots e em letras vermelhas um alerta com chamada de atenção para o número de horas e minutos anteriores à sua hora atual, nos quais ele regressou para encontrar os Spots. Acabei de fazer esta consulta e o DX Watch me informou que pegou os Spots das últimas 16 horas e 32 minutos. Muito bacana e muito útil.
Com estes filtros, pode-se selecionar qual o país que te interessa e em qual banda.
Numa suposição em que, você necessite trabalhar determinada estação numa banda, modo, zona CQ específica, você poderá procura-lo nestes filtros. É extremamente útil para aqueles grandes DXistas que necessitam de poucos países para completar um determinado diploma, e que ficam à caça desta estação.
Pode-se eventualmente, colocar alarmes que te informem quando uma estação procurada entrar na banda e modo desejado e for Spotada por qualquer radioamador ao redor do mundo.
No DX Watch há outros filtros e links úteis. Destaco o que te dá acesso aos que estão no atalho " dx tools " - ali se encontra link para os arquivos do " 425 DX News " que é um excelente boletim de DX italiano, publicado semanalmente Neste atalho estão registrados os números anteriores. Na página do 425 DX News há a opção de assinar (gratuitamente) o Boletim deles (Mailing List) www.425dxn.org e o sistema manda via e-mail para os colegas cadastrados, semanalmente (eu recebo).
Há também o link do calendário de DX no " dx calendar " onde existem as informações das DX-Peditions, estações que estão no ar e as que irão ao ar, com datas de início e término, com muitos links das Home Page das DX-Peditions ou operações (inclusive com endereços de remessa de QSL ou informação de manager de QSL - muito úteis). No " propagation bulletin " existem informações sobre as previsões de propagação, manchas solates, fluxo solar, e possibilidades de aberturas.
Naturalmente todas estas informações são sempre em inglês, se tornando uma oportunidade para melhoramos nosso desempenho nesta língua, ou quem ainda não a domina, se animar em fazer um cursinho rápido - cultura nunca é sobra.
Forte 73 de PP1CZ - Léo.