domingo, 6 de julho de 2008

A HISTÓRIA DO DX, por PP1CZ, Parte IV

PARTE IV


Num comentário geral, acho as ferramentas de DX Cluster na internet muito úteis, mas é de suma importância, principalmente os filtros.

Na era da comunicação, em que as informações devem ser obtidas com a maior rapidez possível, um anúncio (Spot) colocado e visto rapidamente pode fazer toda a diferença, e o acesso diretamente à um Node pode te trazer esta rapidez.

Nos sites da Internet há um pequeno atraso (delay), em função de o sistema somente renovar os spots de tempo em tempo (podendo demorar alguns minutos até).

E por que é tão importante ter esta informação imediatamente quando ela é lançada no DX Cluster? normalmente, quando há um Spot de uma estação que acabou de entrar no ar, a pile up* ainda não se formou, e dependendo da propagação, das nossas condições de trabalho (antena, potência) etc., as nossas possibilidades de sucesso de contato com aquela estação podem ser maiores se pegarmos bem no início.

* pile up - empilhamento, numa tradução livre, que significa existirem centenas, ou até milhares de estações na freqüência da " figurinha " querendo trabalhar aquela determinada estação, daí o nome de empilhamento.

DX CLUSTER via NODE PP5MCB

Se então sabemos que rapidez na informação é de vital importância, é interessante termos conexão direta com um Node.

Aqui no Brasil o Mauro, PP5MCB mantém um excelente. O Node do PP5MCB está conectado ao do VE7CC, no Canadá. Estes Nodes são acessados em nossos micros através do Telnet, que todos os computadores possuem.

Para acessá-lo é fácil: vá no menu " Iniciar " de seu computador, no atalho " executar ", e quando ele pede o endereço para abrir, digite: telnet pp5mcb.dyndns.org 9000 e clique em OK.

Irá abrir em poucos segundos o Node do PP5MCB. Ele deverá te pedir algumas informações como indicativo, nome e possivelmente alguma outra informação.

Após esta análise o sistema te dará as boas vindas e abrirá a tela dos Spots e announcements. Em computadores mais recentes a tela de DOS aparece mínima. Pode-se maximiza-la, aparecendo um pouco maior que a metade vertical da tela. Caso queira a tela inteira, aperte as teclas Alt e Enter. Para sair da tela cheia, aperte Alt e Enter novamente e ele retornará ao modo de exibição anterior.

Pronto, agora você está conectado à um sistema direto, ou seja, à um Node ligado ao mundo todo, e isto é de fundamental importância na rapidez com que você recebe e interage com o DX Cluster.

Para conhecer seus comando, no prompt do sistema, digite " help " e dê um Enter que ele te apresentará seus principais comandos, tais como inserir um Spot (spotar), inserir in announcement, saber os usuários conectados naquele Node, etc. Caso tenham alguma dúvida em como usar e o que quer dizer cada um dos comando, não hesitem em me consultar.

Naveguem nos sites informados, caso já não conheçam, e acesse ao Node do PP5MCB, prestigiando um Node local de excelente qualidade. Ali, dê um comando help e saiba os principais comandos.

Forte 73 de PP1CZ - Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e será moderado pela Equipe do Blog do 146500.