terça-feira, 18 de maio de 2010

Preamplifier Palomar Engineers


- "Rapaz... Rapaz... Isso é um transverti"...

- Né não, Didil. É um Pré-amplificador.
Começou assim o papo quando Dilmar trouxe esta caixa vermelhinha. Confesso que quando ví o nome Palomar Engineers cheguei a gelar a espinha... Afinal, dos trambolhos que o Dilmar quis me presentear esta manhã (Phone Patches da Heath e outro genérico) esta caixinha me chamou a atenção pelo nome. Palomar... nome de um dos observatórios mais importantes do mundo que fica lá na Califórnia - EUA.

Hummmmm... Engenheiros de Palomar... Na verdade nunca ouví falar da marca... mas me soou bem aos ouvidos e à memória. Associar um equipamento eletrônico ao Engenheiros do Observatório me pareceu uma boa jogada de marketing. Pensei até num momento será que algum dos engenheiros de Palomar ou um grupo deles montou uma empresa de equipamentos para radioamador?? Acho que a sacada de marketing foi boa...

Bom... enquanto Didil tentava me provar que a bendita caixinha era um transverter eu tentava entender como aquele preamplificador com os fios enrolados que encobria a entrada da antena poderia funcionar num transceptor...

Após uma sessão de "Teorias de Goytacazes" sobre o funcionamento do "transverter que precisa de um sinal de partida para o funcionamento" (sic) fui logo desenrolando os cabos e aí que apareceu o conector de antena... Estava resolvido:

Palomar Enginners 1.8-54 MHz Preamplifier é um Pré-Amplificador de RF Multibanda de HF.

Depois que enaltecí o bichinho... foi que Dilmar disse que usava o mesmo há muito tempo e quando fiz menção de ganhá-lo de presente foi que o clima azedou. Ele disse que não, que não e que iria usar... Se talvez eu ficasse quieto...

A muito custo conseguí tirar ele de lá e ainda com muita desconfiança Dilmar chegou a pegar ele de volta porque eu disse que iria abrir para fazer uma limpeza e bater um limpa-contatos nos relés... kkkkk Tava sujo como sucata... Calma Dil Dil... Só passei um paninho nele. (com benzina, é claro...)

Essas são as fotos do pré-amplificador no meu TS-570S nos 10 metros. Primeiro ele desligado e depois ele ligado com todo o ganho.

2 comentários:

  1. Foi falar demais dançou! Deu uma de jacaré, boca grande!

    PN.

    ResponderExcluir
  2. Coisa fina, heim Renan! Palomar Engineers é um fabricante de equipos das antigas, pelo pouco que me lembro fazia coisa MUITO boa como esse preamplificador ai. Se eu nao estou enganado, tambem faziam (excelentes) equipamentos pra CATV (tv a cabo) e queijandos. Parabens pelo belo radio!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo e será moderado pela Equipe do Blog do 146500.